sábado, 29 de maio de 2010

1

O nome de uma princesa !!!

Filhinha, vou contar agora para você como foi a escolha do seu nome!!!

Papai e mamãe gostamos muito do nome Marina. Um nome forte, elegante, e gracioso... todas as qualidades que combinam com você!!!

Entretanto queríamos um nome diferente, que marcasse sua vida, que marcasse pessoas e sua geração!!!

Fizemos uma enquete aqui no seu blog para saber como nossos seguidores gostariam que fossem seu nome. As opções eram Marina, Marinna e Marinah.

Muitos preferem Marina. Realmente é lindo demais, mas agora vou contar porque escolhemos Marinah.

Dentro do judaísmo, o nome mais importante do Criador é o que conhecemos como tetragrama, nome dado às quatro letras que formam o nome da divindade. Este nome é em hebraico ???? (YHWH), que de acordo com a tradição judaica é a terceira pessoa do imperfeito no singular do verbo ser . Esta teoria é baseada no Êxodo capítulo terceiro, versículo décimo-quarto, constitui a base do monoteísmo judaico-cristão.

Devido ao mandamento de não pronunciar o nome do criador em vão, desenvolveu-se entre os judeus um profundo sentimento de reverência para com esta palavra, de forma que a pronúncia correta tornou-se restrita, somente utilizado em ocasiões de extrema solenidade como no dia do Yom Kippur. Em outras ocasiões, pronunciava-se Adonai (meu Amo, meu Senhor) em lugar do nome do Criador. Com o tempo, esta pronúncia perdeu-se e qualquer tentativa de se estabelecer a pronúncia correta é sujeita a discussões diversas.

A forma reduzida do termo Yah é utilizada como prefixo e sufixo de diversos nomes hebraicos como Yehoshua (Yah no início: Yah + Hoshea), Yermeyahu (Yah no final + u), entre outros.

E judeus colocam H nos nomes dos filhos como um louvor ao nome de Deus - YHWH.

YHWH - YAVÉ OU "JEOVÁ É DEUS"

Maria - Mulher do Mar
Marina - mulher que veio do mar
Marinah - mulher que YHWH levantou das águas - mulher de Deus levantada das águas.

Só mais um detalhe... por que resolvemos escrever seu nome com H como o da mamãe?? Porque queremos louvar a Deus também com o seu nome e porque você será tataraneta de um libanês - Assef Gebran- e de uma linda judia - Mariah Moises!!

Então... seja bem-vinda Marinah!!

Espero que nossos seguidores gostem!!

Amo você!

Mamãe

Um comentário:

  1. aiii que lindo esse post sobre o nome da Marinah... eu adoreiiii! que significado mais lindo... com ctz combina demais com a princesinha!
    Que Deus continue os abençoando!
    tamo
    bjossss

    ResponderExcluir